
O medo que o coronavírus gerou no país levou os colombianos a acreditar em muitas das coisas que são partilhadas nas redes sociais, mas a maioria não é real.
Existem muitas dúvidas que os colombianos têm depois de ouvirem coisas diferentes sobre o vírus que já deixa 65 pessoas afetadas no país.
O coronavírus é um problema sério e deve ser abordado da forma correta, por esta razão, o médico especialista Julio Durán Casas desmente alguns mitos em torno do vírus e responde a algumas dúvidas sobre o mesmo.
As gripes previnem o contágio?
Embora ajudem a prevenir aderências comuns, estes produtos podem conter componentes que representam riscos para a saúde de alguns pacientes, tornando-os ainda mais vulneráveis ao vírus.
Ajuda a tomar zink e vitamina C?
Como as gripes, o Dr. Duran diz que é irrelevante consumir estes produtos para prevenir o contágio.
Os remédios domésticos funcionam?
Os remédios domésticos são seguros, o que significa que receitas como a água panela com limão e gengibre podem ser reconfortantes para a saúde, no entanto, isso não significa que ajude a prevenir o covid-19.
Ajuda a desinfetar superfícies?
A desinfeção com álcool e géis antibacterianos é eficaz na prevenção do álcool.
O Dr. Durán recomenda, em particular, a limpeza das superfícies metálicas, porque é aí que os vírus e as bactérias mais proliferam.
Que cuidados devem ter os idosos?
Os idosos são a população mais vulnerável a este conhecimento, o ideal mente isolou-os e restringindo as visitas que não são necessárias. É importante não deixá-los sozinhos e estar ciente de que hidratam e lavam as mãos de forma constante.
O ibuprofeno pode prejudicar uma pessoa infetada com coronavírus?
Tal como a aspirina e o naproxen, o ibuprofeno sensibiliza os brônquios dos pacientes, tornando-os mais vulneráveis ao vírus.
Isto não significa que aqueles que, por razões médicas, usam aspirina devem parar.
É prudente enviar idosos para locais com menos população, como as explorações agrícolas?
Quanto mais longe estiveres da sociedade, menos risco de propagação do vírus, no entanto, não faz sentido isolares-te e contactar pessoas que não tenham os cuidados necessários.
É verdade que em climas quentes há menos risco de contágio?
Em superfícies quentes, o vírus é menos propenso a sobreviver, no entanto, em climas de alta temperatura o mesmo não é verdade. A Colômbia já apresentou casos positivos de coronavírus em cidades quentes como Cali e Cartagena.
O Dr. Duran lembra-se que, por enquanto, a única maneira eficaz de evitar o vírus é ficar longe das aglomerações e evitar o contacto com os outros.