
A diretora do Instituto Nacional de Saúde (INS), Martha Ospina, revelou detalhes e resolveu dúvidas sobre os testes de coronavírus.
Segundo a diretora do Instituto Nacional de Saúde (INS), Martha Ospina, neste momento há capacidade suficiente para lidar com os diferentes casos.
“Sobre a capacidade do país para fazer os testes no Instituto Nacional de Saúde temos 9 termóstatos e 40 pessoas no laboratório de virologia, um laboratório suficiente que é capaz de realizar 1.600 pcr por dia, para que o laboratório de Bogotá faça mais ou mais menos 400 pcr por dia, o de Antioquia mais 400 com que falamos de uma capacidade de 2 mil testes por dia que é um número muito bom”, disse Ospina.
De acordo com o diretor do INS, não é necessário que todos os testes cheguem a Bogotá, razão pela qual antioquia permitiu o seu próprio laboratório. “São os departamentos que procuram capacidade, compram os reagentes, têm resoluções que lhes permitem adquirir terceiros, de universidades.”
Sobre se o EPS custa os testes COVID-19, o responsável observou que “o EPS não cobre o teste porque o faz e financia-os pelo Estado colombiano”.
O Instituto trabalha 24 horas por dia e todos os dias os resultados saem, nunca um teste dura mais de 24 horas.